Palavras do desertificado
O ponto revelador, é que Deus é Deus, e põe simultaneamente o puro nada. Só o ateísmo que se confronta até ao fim, e o crente enlouquecido com o que o extravasa, se abrem propriamente à presença de Deus, e à verdade de si. Todo o resto é, teovitalmente, uma ilusão. Que, como quase tudo, pode ser grau ou degrau de ascese, ou o seu contrário. Mas os olhos que arderam nas mãos que se esgotaram, sabem que o ser de Deus escapa à própria existência.
E aqui ficamos sós, que o desertificado já cá não está quando chegamos, nunca e sempre. E o lugar que em nós guarda a sua voz, branco. Aqui e agora e na hora da nossa morte.
E aqui ficamos sós, que o desertificado já cá não está quando chegamos, nunca e sempre. E o lugar que em nós guarda a sua voz, branco. Aqui e agora e na hora da nossa morte.
8 Comments:
És um herético... mas esse é o caminho de toda a verdadeira Busca.
Abraço.
Ei, refuto a acusação :) A não ser que se acuse a minha noção de heresia de… herética:
http://vitormacula.blogspot.com/2007/03/hertica.html
Embora seja verdade que estas palavras do desertificado não são exclusivamente cristãs. Penso que qualquer místico monoteísta as poderia viver e pronunciar…
A desistência da verdadeira Busca é uma grave heresia, para quem associa essencialmente a categoria de verdade e revelação ao divino (um cristão, por exemplo;)
Mas claro que o erro faz parte da busca.
(E seja como for, dou graças e graças e graças a Deus pela aliança Inquisição romana/poder secular absoluto, já não existir dessa forma aqui neste cantinho à beira mar acossado.)
Uma vénia, caro ó de Erewhon
"olhos que arderam mãos que se esgotaram..." - cá dentro!
um grande abraço querido mano
:)
cá dentro a porta lá fora :)
abraço de dentro para aí, mana sophia
Tem-se-me tornado cada vez mais evidente que ser ateu é uma atitude de fé, tanto como acreditar em Deus...
"A desistência da verdadeira Busca é uma grave heresia, para quem associa...verdade e revelação ao divino..." - não será que foi a estes que Cristo chamou mornos? (acho que preferia ser herética...).
Estive a pensar nas coisas que me disse, mas os exames dos filhos e, sobretudo, dos alunos têm-me mantido longe do computador!!
Subscrevo totalmente o que diz sobre isto não ser um debate, mas partilha...nas respectivas caixas de comentários vou continuar a nossa conversa.
Abraço
Olá, venho cumprimentar e agradecer a sua resposta sentida em ''Que te diz'', sobre o amor...
É raro alguém entender o que digo (expresso-me mal, e etc.) mas o Vítor é bom entendedor... Obrigada
Ou que o debate só se abre à presença do outro na dinâmica da partilha.
Um abraço
Divago é muito, Terpsichore... ;) Um abraço
Enviar um comentário
<< Home