segunda-feira, junho 18, 2007

Meios buracos 2, ou a porta estreita

É verdade o que dizes, muito verdade.

E por outro não o é, tanto muito não o é.

Só o fio do funâmbulo, detém o sentido.

8 Comments:

Blogger Lord of Erewhon said...

A vida será sempre um universal maior que a razão... mas só nesta confio... Mas, sim, não sou um racionalista... e até os estúpidos me trazem alegria... falo da saudável, sem ponta de ironia.

10:56 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Sim, um pouco isso.

A razão – e o olhar, e a sensibilidade, e etc – orientam-nos em algo que os e nos envolve. Eu confio mais ou menos em todos, ou na dinâmica que se vai gerando entre todos, e que nos constitui.

Passa-se que nem o que nos constitui se sustenta a si-próprio, e por isso é sempre possível a feroz suspeita (nenhum Kant vencerá alguma vez e de vez a possibilidade do cepticismo mais radical) nem o todo que por vezes até merece o nome de “eu”, é visivelmente auto-sustentável.

No fundo, só confio mesmo é em Deus, que nem conheço ;)

Relativamente à ambiguidade da verdade, ou do nosso acesso a ela, trata-se duma (in)determinação eminentemente existencial, e releva da relação que mantemos com as coisas e connosco produzir um sentido que extravasa a estrita objectividade. O mesmo acontecimento de vida (uma experiência estética, um divórcio, uma paixão, um acidente, uma doença, um emprego, uma descoberta científica, um climax dos sentidos, o que for) poder sempre levar-nos a realizar-nos, construirmo-nos e descobrirmo-nos, ou à perdição de si, à confusão desesperada. O sentido do caminho é algo de originariamente misterioso, precisamente porque não nos é intrínsseco (não nos auto-sustentamos, no limite, tudo o que somos e fazemos está fundado ou apoiado em algo que nos escapa).

Um pouco como se o sentido não estivesse directamente nas coisas, ou aí não se esgotasse, mas na dinâmica que nos implica vivencial e pessoalmente. Algo do género.

E, já agora e quiçá a propósito, faz um bom relatório de estágio, Lord ;)

5:57 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Adenda: Deus, que reconheço sem conhecer. Reconheço, na medida em que Ele me conhece e me revela. Trata-se dum acto, claro; Deus é puro acto, diziam os escolásticos. Nenhuma representação o pode fixar. Só o fio do funâmbulo etc

10:26 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

Paz e bem, Pedro Aurélio, e abrenção. PS: Não sei bem se os frequentadores deste botequim podem ser todos apelidados de “irmãos em Jesus” mas pronto ;)

5:00 da tarde  
Blogger Lord of Erewhon said...

Não confies tanto em Deus... É... incompreensível! :)

Abraço, Vitor.

7:44 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Por isso mesmo ;) (Só o que extravasa algo pode cerceá-lo e orientá-lo no que o extravasa). Abraço, Lord

12:29 da tarde  
Blogger Goldmundo said...

Confiar não implica compreender. É no que compreendo que não confio.

Que Deus vos guarde.

11:08 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Amar, claro, maister. Pressentir o lá fora. Abraço em Deus, caríssimo PS: A Maré Negra anda com as focagens políticas certeiras (e não me refiro a pontualidades eleitorais).

11:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home