segunda-feira, março 26, 2007

Agrapha 3

E Jesus disse: toda a busca, no seu anseio, traz a semente da sua recompensa.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Consciencializem-se.
encontrei isto e tem toda a lógica
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=91755599

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E disse depois algumas palavras sobre as ovelhas que se perderam quando buscavam o pasto chamado noite, e sobre o pastor que por sua vez as buscou como um incêndio de amor. Mas os discípulos reparavam as redes e não lhe prestaram atenção.

4:15 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

Bolas, Consciente, outra vez... isto já parece os anúncios televisivos e etc :P

Bem, ecoei o seu comentário num comentário também ao da Hellena Corvo no post anterior "Herética"... porque fez sentido.

Abraço.

1:07 PM

1:09 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Olá, Helena... O que vale é que as redes, essas, prestam atenção e reparação… ;)

1:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

outra vez?
nunca estive por ca.
so vim publicitar algo k parece certo. ouvindo a primeira musica do site que pus aí percebem onde quero chegar..
abraço
consciencializem.se

6:46 da tarde  
Blogger Manuel said...

Oh Vitor!

Esta foi muito bem "agraphada"! :)
Frase escorreita, limpa, certeira. Bem dito, bem dito... Continua por aí; não estás longe do Reino dos céus...

Abraço

12:32 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

Oh Consciente… outra vez referia-me à repetição do mesmo comentário dois posts abaixo (no post “Nota”)… abraço

11:53 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

Oh Manel! E em rima com outro comentário num post mais abaixo aí vai outro "agrapha", desta feita de outrém a long time ago:

"O Salvador diz: "Aquele que está junto a mim está perto do fogo; aquele que está longe de mim está longe do Reino.""

(Orígenes, Homilia sobre Jeremias, 20, 3)

Abraço

12:01 da tarde  
Blogger Lord of Erewhon said...

Nem sempre... mas dá jeito alimentar essa esperança.

Abraço.

10:56 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Ah, eu creio que sempre... mas nem toda a semente germina, claro, e nem todos os bolbos florescem... a vida é difícil ;)... Abraço

4:24 da tarde  
Blogger Terpsichore Diotima (lusitana combatente) said...

Onde é que vem essa frase de Jesus?
Encontrei o seu blog por me ter interessado por um conmentário que o Víctor fez a alguém que estava a criticar injustamente o Evangelho de Tomé do qual procuro uma tradução não brasileira, na Net...Interessou-me por aí ter dito que Gnósticos e maniqueístas não podem ser confundidos. Não sei se haverá sempre diferença...Pode dizer-me algo mais sobre as diferenças? Muito agradeceria
...
Além disso lê-se sempre ou quase sempre que o Evangelho de S. Tomé é gnóstico, quando não o é - ao que parece.

4:00 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

lá, Fada Oriana.

Bem... esta frase de Jesus vem dos miasmas da minha pinha, onde se anseia que Ele faça morada (e a isso se resiste também... ;)

O maniqueísmo é uma religião persa fundada por Manés (religião a que Stº Agostinho esteve muito ligado, coisa que se pode ler nas suas "Confissões"); o gnosticismo é uma classificação geral, digamos que criada na patrística cristã, para denominar uma série de textos e comunidades religiosas distintas e separadas entre si.

O que classifica algo enquanto gnosticismo, é uma concentração nos aspectos mentais ou espirituais do cristianismo, desfocando-se do seu lado histórico e narrativo (por exemplo, no "Evangelho de Tomé" não se narra nem crucificação nem ressurreição). É a conversão interior que é focada. O texto mais intenso que conheço deste género é o "Evangelho de Maria", que é um texto copta do séc. II, e que consiste numa descrição célere e sumária da transformação da mente na sua relação com o verbo divino. Não sei se há tradução portuguesa.

Há uma certa tradição em "diabolizar" tais textos e vivências, descontextualizando-as do seu sentido e pervertendo-as... Mas isto levanta tantos factos, ideias e questões...

A analogia recorrente entre a gnose e o maniqueísmo é geralmente feita através da noção de demiurgo do mundo material opondo-se ao deus espiritual supremo, mas esta analogia, embora válida na sua medida relativa de História das Ideias, quando tomada como não relativa, isto é, como elemento de entendimento e esclarecimento do que está em jogo no maniqueísmo e nos "gnosticimos" - não passa de desinformação para afirmar-se determinadas posições outras como ortodoxas e correctas. Um pouco como dizer que os comunistas "comem criancinhas"... ;)

O melhor é ler e meditar ;) Há uma edição do "Evangelho de Tomé" na Editorial Estampa, com notas e comentários.

Sei que têm vindo a sair também diversos textos de Nag Hammadi numa editora qualquer, portuguesa, mas não sei qual nem como é a edição. Também não sei se os textos clássicos do maniqueísmo têm tradução e edição portuguesa.


Um abraço.

2:43 da tarde  
Blogger Terpsichore Diotima (lusitana combatente) said...

Caro Vítor:
Agradecida pela sua resposta. Este método de comunicação, é novo para mim. Além disso, toda a comunicação é nova para mim. Sim, é misterioso o que aqui digo. :) Por isso, talvez possa supor a relevância, e a ajuda que significa para mim, poder dialogar um pouco. Não faço ideia se continuar aqui, é o processo mais indicado...
Por isso, cortei uma parte da minha respsta, que se tornara longa.

O Evanhgelho de Tomé está comigo há muitos anos, noutra língua. Gosto muito, muito, dele.
Por isso mesmo o coloquei no meu blog.
...

Ainda batalho com questões técnicas da ''comunicação cibernética''.
As fadas são más nestas coisas... :)
Como o meu blog está em wordpress, os meus comentário aqui, percebi, não ficam registados de forma confortável...e só os posso reencontrar a nossa conversa, procurando esta entrada sua onde eu tenha reagido; ou seja, marquei esta página das respostas...

Enfim, falou-me no Evangelho de Maria, e vou procurá-lo, isso é certo.


Muito obrigada pelo seu abraço. :) Será que na vida 'real', também nos abraçaríamos? Ou será que estes abraços contam como abraços 'espirituais' :) ?

E como é que uma mulher corresponde a este 'abraço'? :)

1:17 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Cara Fada Oriana

Eh pá, se for por razões de “comunicação cibernética” não se coíba na extensão do que diz (digo eu, netroglodita que nem lê nenhum kit de normas “internéticas”;)

Quanto aos abraços serem espirituais ou outros, penso que não depende assim tanto de serem pela net, pelo corpo, pelo telefone…

Se souber ler francês, há uma edição de bolso (barata!:) de 2000, do “Evangelho de Maria”, na colecção Spiritualités vivantes, da editora Albin Michel, traduzido e comentado por Jean-Yves Leloup, que é um rapaz ortodoxo muito pertinente.

E pois, um abraço ;)


PS: "Toda a comunicação é nova para mim"... tem realmente qualquer coisa de estrondoso.

1:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home