segunda-feira, agosto 21, 2006

Credo 2

Os instantes místicos, primeiríssimo – directamente a Deus.

A organização é absoluta e infinitamente – subsidiária. Toda ela. Da colectiva à individual. Estamos sempre livres de partir, atravessados pelo Deus dos terramotos e das aragens.

A organização toda ela: estruturas sociais, doutrinas, teologias, caractér singular de cada qual, situações de vida, tensões éticas e todo e todo o resto – subsidiária.

Não que não seja necessária, suficiente, decorrente, ela é a inevitável – conexão. Mas que o seu sentido resida todo nessa subsidariedade, fora de si. Que tudo seja sinal de Deus, não fechado em si mas desabrochado num transbordo vivo, transparente como as fadas e os anjos. Que tudo assente no mistério, resplandescente e vazio de si.

Cada qual e a comunidade inteira, inxertados na terra e no sangue, na noite do meio dia.

Os instantes místicos são testemunho do mistério aqui, do ser-se e viver-se que não tem lugar nem momento, ou pelo mesmo, que se dá em todos os lugares e momentos aqui, sempre aqui.

O imprevisto está indelével no rosto do indizível. Não pode o mistério presidir a um sistema fechado – ficaria sempre de fora, excluído. Todo o sistema fechado é profano e mundano. A comunidade dos fiéis ou é profética, ou não é fiel. A aliança é feita na rigorosa peregrinação. Na promessa do que não se sabe na totalidade nunca, mas em que se confia em tresloucamento – ou se soçobra em descrença.

11 Comments:

Blogger maria said...

os teus domingos são assim mesmo: ressurreições!

12:58 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Pois, ‘tá bem abelha :P… Mas sem dúvida que o ter-se fixado o nome da celebração eucarística a partir do Ita missa est, é qualquer coisa de… Ide em paz e continuai, ide em continuação e construí a paz… O domingo fechado em si e separado dos restantes dias e situações é blasfémia ;) Beijos.

11:18 da manhã  
Blogger A Capela said...

pronto, disse. E disse bem.

Malu

2:47 da manhã  
Blogger Maria Lagos said...

Comungo inteiramente desta reflexão!

Claro que poderia linkar-me como já o fez. Obrigada!
Peço desculpa por não lhe ter pedido, mas já o linkei há bastante tempo. O seu blog é um local onde gosto de passar para ler e observar os seus pontos de vista e meditações.

Um abraço,

11:14 da manhã  
Blogger Vítor Mácula said...

Oh querida Malu Beata e Seca de Jarreta da Cova e Pó.

A vida diz, os filtros e ecrãs desdizem, e a palavra - desdesdiga, rediga, transdiga.

E o que se passa com A Capela?... O seu silêncio está estarrecedor... Tu vê lá, não me lixes a lista de links... ;) Se reparares, começa providencialmente na capela, e acaba providencialmente também... onde suposto.

Beijocas.

7:50 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Cara Maria Lagos, abraços conectivos ;)

7:51 da tarde  
Blogger A Capela said...

Oh Vitor,
A Capela foi um ar que lhe deu :o Nem mais :( Ou coisa dos ecrãs e filtros, pode ser, filtraram-na. Não é que pedi ajuda ao Blogger que m'encaminha pra um limk que diz que alguém 'a' denunciou por conteúdo duvidoso? (Blogs com bandeira [abandeirados, ouviste falar? Nem eu! eheheh ] :p Eu hein? Cinzas. Ashes to ashes.... Já era. Olha fui para Fátima, cheguei agora e nem sombra dela, mas só agora reparo que esqueci de queixar-me disso. Mas está online?

Toma lá um(a) abrenção ;)

Malu

11:33 da tarde  
Blogger A Capela said...

Olha, mas já posso comentar :)

Tb Não podia :o

11:35 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Oh Malu Malu

Ena bem… Conteúdo duvidoso… Eh eh eh, isso é uma honra para uma cristã ;) Foi por causa das dúvidas que O denunciaram e espetaram numa cruz…

E pois, o cristianismo é continuidade: não renascemos das cinzas – renovamo-las ;)

Bjocas e bom início de semana.

1:10 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

I never done good things
I never done bad things
I never did anything out of the blue, woh-o-oh
Want an axe to break the ice
Wanna come down right now

Ashes to ashes, funk to funky
We know major tom' s a junkie
Strung out in heaven' s high
Hitting an all-time low

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh Yeah.. thanx ;)

12:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home