segunda-feira, janeiro 28, 2008

Bíblia 3

para a Isabel Sales Henriques



A primeira impressão que se tem quando se lê a Bíblia sem mais, que é afinal a primeira maneira de ler seja o que for, é uma espécie de multiplicidade disparada. Passa-se algo de semelhante ao que nos acontece com os grandes romances: uma série infinda de acontecimentos e personagens interpelam-nos, narram-se e são narrados, numa sucessão confusa de peripécias e sentidos. De Adão a Jesus há uma linha, uma genealogia, um trajecto; Abraão, Moisés, David, Job, Maria Madalena, e tantos outros, invadem a nossa casa e passam a habitar nela, como irmãos mais velhos que nos contam como a vida é, o que significa estar aqui sem mais, vivos, se é que significa alguma coisa. A nossa própria vida, claro está.

O personagem que doa unidade a tal panóplia é, como se sabe, o denominado Deus. Que ele se apresente sob diversos números e nomes, sentidos e modos, da sua pluralidade genésica à sua unidade mosaica, do arbusto em chamas ao trovão e à brisa suave até à humanidade de Jesus – ele é o personagem transversal, cujos inúmeros rostos e significados constituem precisamente essa transversalidade.

Deus é dado como um ir-a, um chamamento que ecoa de Adão escondendo-se à conversão cristã. Este referente faz com que os textos bíblicos sejam atravessados por uma peculiar remissão para fora de si próprios, isto é, para fora da sua leitura, assim como dos seus próprios conteúdos. Vai e faz, vem e escuta – é o estertor que os atravessa. São textos que dizem: isto é contigo que nos lês, é maximamente contigo. E isto que é contigo, não é algo contido nestas palavras e contextos, isto que é contigo é o Deus eterno que te criou e chama. Ele te revelará o que és na tua verdade e vida. É como se este personagem fosse uma intensificação da experiência geral da narração, e que a sua habitação em nós deflagre com tremenda presença e força no concreto da nossa vida. Quer abracemos a sua presença, quer a neguemos – nunca mais somos os mesmos. E há que dar uma certa razão aos que pretendem que o monoteísmo é perigoso, visto ser verdade que, na aceitação ou na recusa, pode enlouquecer qualquer um.

A dinâmica de tais textos, no seu apelo a um diálogo vivo, ao empurrarem-nos para fora das suas narrativas mergulhando-nos na nossa, dá-se também nos seus próprios conteúdos. Todos se centram em encontros e diálogos: pessoas, anjos e deuses, que mutuamente se transformam. Para clímax de tal indiciação, temos o próprio Deus revelando-se no humano, fazendo-se carne em Jesus, esse mesmo Deus que regateara com Abraão os justos de Sodoma e que debatera a existência de Job com Satanás, fazendo um trato com este. A inclusão, no corpo canónico do novo testamento, de uma alargada série de epístolas, confirma veementemente a dialogalidade originária do judaísmo; e a trindade cristã é outro eco desta estapafúrdia noção de que no princípio está o diálogo, a mútua palavra que escuta e é escutada.

6 Comments:

Blogger angeloochoa said...

Amigo Vítor:
Vou deixar o meu testemunho: Leitor incansável que sou do Texto ou da Biblioteca vulgo Bíblia... Não é para me gabar mas umas boas três LEITURAS - DE CADO A RABO, OU SEJA, DE PONTA A PONTA - JÁ CONTO -DELA - FORA AS VEZES OUVIDAS EM CELEBRAÇÕES OU EM ORAÇÃO DE LOUVOR DA rENOVAÇÃO cARISMÁTICA cATÓLICA. iNDEPENDENTEMENTE DE TRADUÇÕES VARIÁVEIS - E CONHEÇO MUITAS EM BOM PORTUGUÊS - E EM FRANCÊS... Pois o que verdadeiramente conta de tais «convívios» com a Palavra é que tal qual um bom livro mas sempre levando vantagem a Buda a Confúcio ou ao Corão e cito UM que me anda desde 30 de novembro passado a revolver AXION ESTI - louvada seja - do grego Odyséus eLYTIS , pra mim o Pascoaes helénico - tal como um qualquer bom livro e levando a melhor sobre qualquer outro livro DIZIA - E um bom livro pra mim é o que contuinua a Bíblia nos dias nossos de hoje. Pois, dizia, A BÍBLIA ESCLARECE E RESOLVE NOSSOS MAIS OBSCUROS MEANDOS TUDO DE TURVO NOSSO SUPERANDO E APAZIGUANDO DE UMA SERENIDADE DE SOL POENTE NOSSA MAIS RECÔNDITA «ALMA». sÓ UMA OUTRA PAIXÃO PRA MI SE LHE COMPARA A DA FOTOGRAFIA - PRA NAÕ MENCIONAR A ESCRITA ANTE A QUAL ME SINTO APOSENTADO OU JUBILADO COMO DICEN LOS ESPA^NOLES -- ABRAÇO-O AMIGO - E QURER QUE LHE DIGA LEIA RELEIA TRESLEIA Q NÃO CANSA A BIBLIA SAGRADA PÁGINA EN Q ESTA A NOSSA DE CADA UM INTEIRA VIDA E SÓ NOS É DADA UMA - A DECIFRAR DE DEUS.

8:05 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

um decifrar mútuo que é o mesmo: deus mostra a verdade mostrando-se: sentido da revelação: quanto mais exposto ao olhar de deus, mais me vejo: abertura: deus não se acrescenta às coisas, leva-as à plenitude de si na relação com o resto, com todo o resto: sagrada a palavra que a tal se expõe e nos expõe: sagrada a remissão que em tal age e nos age: sagrado o seu silêncio e o seu quedar também

abraço, caro Ângelo

1:06 da tarde  
Blogger caminante said...

Espero, caro Vitor, que algún día, en tus visitas dejes un comentario del calibre de lo que tú haces. Sé que no tienes mucho tiempo.
Un fortísimo abrazo.

7:51 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Olá, Caminante... time is not e não há vento :) Enfim, este ano vai ser uma loucura de afazeres, lá isso... o que mesmo por decisão própria, descalibra qualquer um :) Não sei se vocês em Espanha têm um ditado do calibre de certo modo afrontoso que nós temos cá, a saber: Correr por gosto não cansa... De que raio de gosto e cansaço estarão eles a falar?... Abracíssimo!

1:54 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

PS: cansaço que se acumula nesta terra a todo o restante correr de contra-gosto e indiferença que o quotidiano geralmente obriga. os planos em que este ditado se formou são realmente difíceis de compreender. o nosso primeiro ministro também passa a vida a aparecer na comunicação social de calções a correr nos sítios mais díspares em louvor da sagrada eficácia dum corpo são, correspondente orgânico e vital do choque tecnológico salvador da humanidade. a incompreensibilidade é realmente uma coisa espantosa.

2:00 da tarde  
Blogger freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

2:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home